Hoje celebramos com alegria os 100 anos de evangelização da Igreja Particular de Porto Velho, cuja história teve início com a criação da Prelazia de Porto Velho, em 1º de maio de 1925.
Ao longo dos anos, essa missão cresceu e se fortaleceu. Em 25 de maio de 1981, a prelazia foi elevada à categoria de Diocese. Pouco tempo depois, em 12 de dezembro de 1982, a Diocese de Porto Velho foi elevada à dignidade de Arquidiocese, por meio da bula Cum Prelaturae, do Papa São João Paulo II, tornando-se uma referência pastoral e espiritual na Amazônia.
São cem anos de fé, serviço, missão e compromisso com o povo de Deus, especialmente nas realidades desafiadoras da região amazônica. Louvamos a Deus por essa trajetória marcada pela presença viva do Evangelho, sustentada por bispos, padres, religiosos, religiosas, leigos e leigas que entregaram suas vidas à missão.
Para celebrar esse marco histórico, entre os dias 10 e 13 de julho, acontece em Porto Velho o Congresso Eucarístico Arquidiocesano – um grande evento que reunirá padres, religiosos, leigos, bispos e fiéis em diversos momentos de oração, formação, celebração e missão pela capital de Rondônia.
Fonte: Pascom Arquidiocese de Porto Velho