loOgo.png
Foto: Acervo Caiari

Conheça a História da Rádio Caiari

A Rádio Caiari é uma emissora pertencente à Arquidiocese de Porto Velho (RO), precursora da comunicação no Estado de Rondônia.

Desde o início, a Rádio Caiari ofereceu uma programação com formação, boa música, informação e evangelização, realizando transmissões diárias.

Enquanto eram dados os primeiros passos para a legalização, surgiu a pergunta: Qual nome sereia dado à emissora? No começo, tratava-se de uma iniciativa sem nome: Transmissor do Colégio Dom Bosco. Se pensou em “Uirapuru”, o pássaro cuja voz silencia os demais da floresta. Mas já existia no Nordeste uma emissora com o nome “Rádio Uirapuru”.  Foi então que o padre, Vitor Hugo escolheu Caiari, o nome primitivo do Rio Madeira, e o nome também do único bairro então organizado com simetria na cidade de Porto velho.

Com isso, a Rádio Caiari possui uma história solidificada em seu propósito de ser uma emissora competente, profissional, com credibilidade, garantindo uma programação de qualidade para os seus ouvintes há 61 anos.

A palavra ‘caiari’ vem da língua indígena tupi e significa ‘árvore de folha escura’. Em Porto Velho, capital do estado, há um bairro chamado Caiari, que é o mais antigo da cidade.

Foto: Wilson Dias/ABr – Agência Brasil

No dia 18 de dezembro de 1961, em uma instalação provisória montada nas dependências do Colégio Dom Bosco, debaixo da escadaria, toda a população de Porto Velho e os povos tradicionais do alto e baixo Madeira (seringais, vilas e aldeias), passaram a ter uma assistência espiritual diária, através das ondas da Rádio Caiari, que operava em AM na frequência 1.430 MHz, e Ondas Tropicais na frequência 4.785 KHz, tornando-se, assim, a primeira Rádio de Porto Velho.

Foto: Acervo Caiari

Em 18 de setembro de 2010, a Sociedade de Cultura Rádio Caiari Ltda., sob o comando da Arquidiocese de Porto Velho e tendo como Diretor-Presidente Dom Moacyr Grechi, inaugurou o seu novo transmissor.

Foto: Acervo Caiari
Foto: Uil Cavalcante/Rondoniagora)

Em 4 de abril de 2018, já sob a presidência de Dom Roque Paloschi e direção geral de Pe. Geraldo Siqueira, foi outorgado à Sociedade de Cultura Rádio Caiari Ltda. operar em Frequência Modulada (FM)

A Rádio Caiari,  é atualmente parceira da Rede Aparecida de Rádio, e ao longo dos anos continua sendo um espaço de comunicação, na defesa de valores humanos, levando informação, entretenimento e alimentando a fé de milhares de pessoas por meio de seus programas religiosos.

Rádio Caiari

VISÃO:

Tornar a Rádio Caiari uma emissora estruturada, com funcionários capacitados, programação de qualidade, ampliando os canais de comunicação, para alcançar maior número de ouvintes.

MISSÃO:

A Rádio Caiari é uma emissora católica, que tem a finalidade de ser voz de todos os povos, a serviço da evangelização, educação, cultura e da informação com credibilidade.

VALORES:

Respeito à vida, aos princípios cristãos e à dignidade humana.

Contato

  • Rádio Caiari
  • Avenida Nações Unidas, 605
  • Bairro Nossa Senhora das Graças
    Porto Velho, Rondônia
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE