loOgo.png
Foto: Ir. Egnalda Rocha

Paróquia de São José da Zona Sul recebe novo pároco

Nesse domingo, 12 de fevereiro, a Paróquia São José Operário da Zona Sul de Porto Velho-RO, viveu um momento importante de acolhida do novo pároco, padre Filip Cromheecke.

Presidida pelo arcebispo de Porto Velho, Dom Roque Paloschi, a celebração eucarística teve como característica principal, a acolhida do novo pároco, mas também o envio do antigo pároco, pe. Sérgio Tonet, que no próximo dia 28, assume a paróquia, também de São José, mas na cidade de Montenegro, região pastoral de Ariquemes.

Em sua homilia, dom Roque chamou a atenção dos paroquianos para continuarem a viver o desafio da igreja missionária. “Vocês devem continuar a ser uma igreja missionária, em saída”, explicou o arcebispo, numa alusão clara de quem está à frente de uma igreja que prepara seu centenário com a realização neste ano de 2023, de uma Ação Missionária, que considera marcar presença em todas as famílias.

O novo pároco deixou uma mensagem de quem deseja caminhar, servir e aprender com os paroquianos; mas principalmente, quer a participação ativa de todos. “Desejo grupos bíblicos ativos em todas as comunidades, equipes missionárias para visitar todos os moradores da paróquia, e ainda, ampliar o Projeto “Aprender a Ser”, na Vila Princesa, com Educação Ambiental, coleta seletiva de lixo e rentabilidade para os catadores de lixo”, expressa padre Filip.

Nascido em uma família católica de quatro irmãos, Pe. Filip Cromheecke é natural da Bélgica, porém, há mais de três décadas, desde o início do seu sacerdócio, serve a igreja do Brasil.

Com uma profunda sensibilidade humana, pastoral e sócio transformadora, há10 anos, era pároco da paróquia São Cristóvão, com ricas experiências solidárias e sociais. Além da missão de pároco, o sacerdote é também vigário geral da Arquidiocese, membro do Conselho de Presbíteros, além de acompanhar grupos de casais, a formação dos novos diáconos, e contribui para a formação de novos padres.

Suas experiências pastorais e missionárias foram solidificadas na caminhada eclesial e nas lutas do povo, além de um mergulho na pastoral carcerária, e outras pastorais com as quais se identifica.

Numa manifestação de carinho, acolhida e comunhão, todas as comunidades da paróquia se fizeram presentes, trazendo em forma de ícone, a imagem dos seus padroeiros, em procissão, como metáfora de uma igreja a caminho e em comunhão.

A Paróquia São José Operário, em quase duas décadas, tem sido conduzida e animada pelos padres da Igreja Irmã, de Caxias do Sul-RS, agora, estes partem para outra missão, dando lugar a um diocesano, que quando possível, será ajudado por outro padre e um seminarista.

A paróquia já conta com a presença das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, que há cerca de 12 anos, compartilham da missão, além de outras contribuições de religiosas parceiras, que acompanham a pastoral da Saúde, uma forte expressão da paróquia.

Com a contribuição da Irmã Egnalda Rocha – IIC

Contato

  • Rádio Caiari
  • Avenida Nações Unidas, 605
  • Bairro Nossa Senhora das Graças
    Porto Velho, Rondônia
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE