loOgo.png

Igreja propõe reflexão sobre “Amizade Social” na Campanha da Fraternidade, lançada hoje

Nesta quarta-feira de cinzas (14), a Arquidiocese de Porto Velho lançou a 60ª edição da Campanha da Fraternidade, em sintonia com toda a Igreja do Brasil. Este ano, a campanha tem como tema “Fraternidade e Amizade Social” e lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8).

Este tema aborda a importância da 60ª edição da Campanha da Fraternidade, promovida pela Arquidiocese de Porto Velho e em consonância com toda a Igreja do Brasil. A temática central, “Fraternidade e Amizade Social”, ressalta a necessidade de fortalecer os laços de solidariedade e compreensão entre as pessoas, enfatizando a mensagem de que todos somos irmãos e irmãs.

A cerimônia aconteceu pela manhã, na sede da Cúria Metropolitana, com a presença do Arcebispo de Porto Velho, dom Roque Paloschi, padres, religiosos, religiosas, diáconos, seminaristas, lideranças diversas e a imprensa local.

Dom Roque Paloschi, em sua abertura, afirmou que “a Fraternidade é possível, a amizade social é necessária”, destacando que, para os seguidores de Jesus Cristo, não deve haver inimigos, apenas irmãos e irmãs. Ele enfatizou que a Fraternidade ilumina as diferenças, reconcilia desencontros, reconstrói o tecido social e inspira harmonia, inclusive com toda a criação.

O Arcebispo ressaltou, também, o papel fundamental da Campanha da Fraternidade ao longo desses 60 anos, abordando temáticas sociais desafiadoras. Ele convidou os presentes a olharem a realidade com a perspectiva do VER, ILUMINAR, AGIR e CELEBRAR, buscando ser agentes de transformação para construir uma sociedade justa, fraterna e solidária.

Participaram também do debate, o Defensor Público Fábio Roberto de Oliveira Santos, abordando a Intolerância Religiosa e Promoção da Igualdade Racial, Francisco das Chagas Jean Bessa Negreiros, ex-coordenador do Hospital do Amor, falando sobre o cuidado com o próximo em situações extremas; já Veridiana Bastos, diretora da Cáritas Arquidiocesana de Porto Velho, ressaltou a importância de toda vida, apontando a necessidade de, em consonância com a Doutrina Social da Igreja, tenhamos gestos concretos de fraternidade e solidariedade. Seguir Jesus, enfatiza Veridiana, exige coerência e prioridade para os mais vulneráveis, pobres, invisíveis da nossa sociedade; também contribuiu no debate o Artista Plástico e Hipermídia Joesér Alvares da Silva, destacando a cultura e inclusão na promoção da amizade social. Joeser enfatizou a relação profunda do conhecimento, respeito e valorização das raízes culturais provenientes dos povos originários para as relações fraternas na sociedade atual.

Além disso, foram apresentadas ações práticas realizadas em algumas Paróquias da Arquidiocese, como o Levante-te e Anda da Paróquia Sagrada Família, a Casa de Acolhida da Paróquia de Nossa Senhora do Amparo em parceria com a Cáritas, a ação dos Missionários da Fé de Ariquemes e a Fazenda da Esperança.

Nestes 60 anos de mobilização a Campanha da Fraternidade em todo o Brasil, propõe percorrer o caminho quaresmal em comunidade, observando três perspectivas:

VER as situações de inimizade que geram divisões e violência;

ILUMINAR-se pelo Evangelho para resgatar o sentido das relações humanas baseadas no respeito e na reciprocidade do bem comum;

AGIR conforme a proposta quaresmal, buscando transformações pessoais e comunitárias para uma sociedade justa, fraterna e solidária.

O objetivo geral da Campanha da Fraternidade deste ano é despertar para o valor e a beleza da fraternidade humana, promovendo e fortalecendo os vínculos da amizade social, visando a realização da paz em Jesus Cristo entre todas as pessoas e povos.

O tema da CF 2024 é inspirado na Carta Encíclica Fratelli Tutti: sobre a fraternidade e a amizade social – do Papa Francisco – publicada no ano 2020. Num mundo marcado por múltiplas formas de violências, grupos fechados e tendências extremistas (ideológicas, políticas, religiosas), somos chamados a promover a experiência da Amizade aberta que ultrapassa barreiras e promove o diálogo, a solidariedade, a comunhão, a compaixão, a justiça, a paz e a harmonia entre as pessoas.

Para que mais pessoas pudessem acompanhar a abertura desse momento tão importante para a Igreja, o evento foi transmitido, ao vivo, pelas Redes Sociais da Arquidiocese e pela Rádio Caiari FM.

Da: Redação

Contato

  • Rádio Caiari
  • Avenida Nações Unidas, 605
  • Bairro Nossa Senhora das Graças
    Porto Velho, Rondônia
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE