loOgo.png

Arquidiocese de Porto Velho apresenta texto base do Congresso Eucarístico

Nos dias 11 e 12 de novembro, durante a assembleia da Pastoral Arquidiocesana, Dom Roque Paloschi, arcebispo de Porto Velho, apresentou o texto base do Congresso Eucarístico. O texto será objeto de estudo por parte das lideranças ao longo do primeiro semestre de 2024, promovendo uma reflexão profunda e preparação para o Congresso, provisto para ocorrer de 10 a 13 de julho de 2025.

O documento tem como autores: Cardeal Leonardo Ulrich Steiner, Pe. André Luiz Bordignon, Pe. Geraldo Siqueira de Almeida, Pe. José Otacio Oliveira Guedes, Pe. José Geraldo de Gouveia, Profª Dra. Maria Teresa Cardoso, Márcia Maria de Oliveira, Prof. Dr. Ademilson Tadeu Quirino, Profª Dra. Aparecida Luzia Alzira Zuin e Irmão Afonso Murad.

O texto base era a última peça que falta para concluir a espinha dorsal do Congresso; já foram apresentados a Logomarca, a Oração e a camiseta.

O Congresso Eucarístico vai fechar com chave de ouro os eventos que começaram em 2021, para celebrar o Centenário da Igreja particular de Porto Velho.

LOGOMARCA

O logotipo idealizado pela Ir. Maria Valdeane Leite dos Santos, representa uma Eucaristia repartida simbolizando o que Cristo é para nós: Pão que dá a Vida. E tem como tema:  Do céu para o altar da Amazônia e Lema: “Quem come deste pão viverá eternamente.” (Jo, 6,51)

Ao centro, os traços formam uma cruz, e ao mesmo tempo, querem representar os rios da Amazônia, por onde a mensagem salvífica percorre até alcançar os irmãos (as) mais distantes. Ninguém deve ficar de fora do banquete que Cristo oferece.

Os traços da cultura amazônica estão representados nos tribais que circundam toda a Eucaristia.

Uma das partes da Eucaristia está com a silhueta toda preenchida com ondas agitadas, recordando os desafios enfrentados na missão, e é também, um convite para confiar cada vez mais n’Aquele que é nosso porto seguro: Jesus Cristo, Alfa e Ômega.

ORAÇÃO DO CONGRESSO

Ó Deus de amor, entoamos hinos de ação de graças, reunidos em Congresso Eucarístico, marco do centenário da nossa Igreja Particular. Nutristes com maná o povo a caminho da terra prometida. Alimentas com o Pão do Céu o Povo Amazônico por meio, da Palavra e da Eucaristia. Ao altar edificado neste chão sagrado, convidas todos, pobres, ribeirinhos, seringueiros, urbanos, migrantes, quilombolas, nativos, a se irmanarem na fé e na esperança. Concede, ó Deus, que a comunhão no Corpo e Sangue de Cristo e a adoração de sua presença eucarística, nos confirme como Igreja pobre, samaritana, caminhando juntos como discípulos missionários, agindo para que a Casa Comum seja respeitada e farta a mesa de teu povo. Bendizemos tua presença na beleza, e rica terra e culturas de Rondônia, a quem nos confiaste a tarefa de cuidar. Guiados pelo teu Espírito de Amor, que conduziu a história centenária de nossa Igreja Particular e sob a proteção da Virgem Mãe Auxiliadora, sejamos comunidades eucarísticas, na escuta da Palavra e no testemunho do Evangelho. Por Cristo nosso Senhor. Amém!

• Fr. Faustino Paludo. OFMCap

CAMISETA DO CONGRESSO

A camiseta do Congresso foi projetada com intuito de dar visibilidade ao evento. A mesma foi confeccionada em:

  • Tecido: Malha PV (65% Poliéster/ 35% Viscose) com Proteção UV 20
  • Estampa: Silk Screen (cores azul e dourado metalcolor ouro)
  • Acabamento: Gola ultra macia com reforço ombro a ombro
  • Modelagem: Especial com recorte lateral

Atenção:

O texto base e a camiseta já estão disponíveis para venda, nas secretarias paroquiais.

Com informações da Pascom Arquidiocesana

Contato

  • Rádio Caiari
  • Avenida Nações Unidas, 605
  • Bairro Nossa Senhora das Graças
    Porto Velho, Rondônia
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE