loOgo.png
Foto da internet

Semusa realiza vacinação antirrábica na Vila Princesa, neste sábado 24

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), através da Divisão de Controle de Zoonoses em Animais Domésticos e Sinantrópicos, realizada, neste sábado, das 08 às 16h, vacinação antirrábica para cães e gatos acontece, na Unidade de Saúde da Família da Vila Princesa// Para receber o imunizante, os animais devem estar sadios e terem mais de três meses de vida.

Edson Cruz, gerente da Divisão de Controle de Zoonoses em Animais Domésticos e Sinantrópicos de Porto Velho, esclarece que é necessário que todos estejam cientes da importância da vacinação, porque ela  protege os animais, e as pessoas, especialmente, os que tem contato diretamente com eles.

“A imunização contra raiva, a vacina antirrábica ela é a única maneira de proteger os animais domésticos contra raiva, tá. A gente lembra que a raiva é uma doença 100% fatal para os animais e praticamente também, para o ser humano; e ela se mantém no ciclo silvestre através de raposas, felinos selvagens e outros mamíferos, e no ciclo aéreo, através do morcegos; e não é incomum a gente ver morcego também na área urbana. Então, assim, se o animal o doméstico cão e gato entra em contato com animal silvestre que está contaminado, a chance de ele ser contaminado também, se ele não tiver imunizado é grande, e aí acontecer um caso humano também. Por isso, a importância de se manter o animal imunizado para protege-los e consequentemente, também proteger a sua família”.

Hoje, o dia “D” de imunização de cães e gatos é na Vila Princesa, mas ação para proteger os animais está acontecendo todos os dias, em dois locais fixos, como como enfatiza o gerente.

“Hoje, a gente está fazendo essa ação voltada aqui pra Vila Princesa. A gente também, tem uma equipe lá na Ponta do Abonã, em Extrema e Nova Califórnia passando 15 dias, fazendo ação de casa em casa para atender aquela comunidade; e nós temos a vacina durante todo o ano, na divisão de Zoonoses, de segunda a sexta das 08h às 05h da tarde, e também no Parque Circuito, que é uma parceria que a gente tem com a Sema, no Trailer de Vacinação, que atende também de segunda a sexta, das 08h às 05h da tarde”.

Ainda de acordo com a Semusa, as ações de vacinação itinerante são realizadas frequentemente pela secretaria, principalmente nas regiões mais distantes do centro urbano do município, como distritos, zonas rurais e até em aldeias indígenas.

Reforçando

Para vacinar seu animal durante a semana, basta procurar a sede da Divisão de Controle De Zoonoses, localizada na Av. Mamoré n° 1120, bairro Cascalheira ou no Trailer de vacinação, no Parque Circuito, Av. Lauro Sodré, n° 2983 – das 08 às 17h.

A vacinação é gratuita.

Ouça o audio

Contato

  • Rádio Caiari
  • Avenida Nações Unidas, 605
  • Bairro Nossa Senhora das Graças
    Porto Velho, Rondônia
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE