loOgo.png

Festival Rondônia Saboroso realiza oficinas de Cozinha Criativa em 10 cidades do estado

As ações relacionadas ao 1º circuito gastronômico de Rondônia já estão em andamento. Durante esta semana, os 10 municípios que sediarão o festival estão promovendo oficinas especiais de capacitação em Cozinha Criativa, ministradas pelo Chef e Consultor Gastronômico Willian Aimar, de Santa Catarina.

Esses encontros servem como estímulo para auxiliar os chefs locais no desenvolvimento dos menus que prepararam parte do circuito gastronômico, que aconteceram em três temporadas entre 6 de julho e 20 de agosto de 2023. Os pratos devem ser elaborados com produtos regionais que representam as tradições e a cultura do estado.

O Presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Rondônia – Facer, Marco Cesar Kobayashi, destaca a importância desse momento na construção do circuito gastronômico: “Esse é apenas o ponto de partida para a realização de um evento inédito em nosso estado. Esses encontros são fundamentais para promover o associativismo entre os empresários e incentivar os cozinheiros a aprimorarem suas técnicas criativas, pensando em novas formas de preparo e, principalmente, no uso dos nossos maravilhosos ingredientes locais.”

As ações estão ocorrendo nos 10 municípios que compõem o Circuito Rondônia Saboroso: Ariquemes, Cacoal, Cerejeiras, Jaru, Ji-Paraná, Machadinho D’Oeste, Ouro Preto do Oeste, Pimenta Bueno, Porto Velho e São Miguel do Guaporé. Nas oficinas, os participantes são apresentados a produtos regionais e recebem dicas de preparo para esses alimentos, realizando atividades práticas que culminam na preparação de um prato completo.

O Chef e Consultor Gastronômico do Festival, Willian Aimar, compartilha detalhes sobre as oficinas realizadas: “Está sendo um processo maravilhoso. É muito gratificante acompanhar a evolução dos participantes. Muitos chefs e cozinheiros chegam às oficinas aprendendo sobre os produtos e pratos que servirão no festival, mas saem empolgados, cheios de ideias para a elaboração dos pratos que prepararam parte do circuito gastronômico. Estou ansioso para experimentá-los.”

O Rondônia Saboroso é um festival gastronômico realizado pelas Associações Comerciais e Empresariais dos municípios, pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Rondônia (FACER), Governo Estadual de Rondônia e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (SEDEC). O evento ainda conta com o apoio institucional  do Conselho Empresarial de Turismo (CONETUR), Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL) e  Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas ( SEBRAE).

Para o desenvolvimento do projeto, a FACER conta com a consultoria técnica da Cocriando Sabor e Saber que tem uma metodologia exclusiva para o desenvolvimento de eventos gastronômicos, aplicada em dezenas de festivais já realizados no estado de Santa Catarina. 

A 1ª edição do Rondônia Saboroso acontecerá em 10 cidades, entre 06 de julho e 20 de agosto de 2023. O circuito será dividido em três temporadas:

–        Temporada 01: de 06 a 23 de julho em Cacoal, Cerejeiras e Pimenta Bueno.

–      Temporada 02: de 13 a 31 de julho em Ariquemes, Machadinho D’oeste e Porto Velho.

–        Temporada 03: de 03 a 20 de agosto em Jaru, Ji-Paraná e Ouro Preto do Oeste e São Miguel do Guaporé.

Podem participar do festival restaurantes, cafeterias, petisqueiras, hamburguerias e bares. Os estabelecimentos participantes terão que elaborar menus especiais que resgatam a cultura e gastronomia de Rondônia.

As inscrições de estabelecimentos que desejam participar do festival ainda estão abertas, por meio das associações comerciais de cada município. Acesse a lista de contatos: https://bit.ly/3C50xJy

Fonte: Ass. FACER/RO

Contato

  • Rádio Caiari
  • Avenida Nações Unidas, 605
  • Bairro Nossa Senhora das Graças
    Porto Velho, Rondônia
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE