loOgo.png

Milhares de pessoas participam da festa de Pentecostes em PVH/RO

Nesse domingo (28), a Arquidiocese de Porto Velho reuniu na comunidade Nossa Senhora de Nazaré, zona Leste da cidade, milhares de fieis na celebração de Pentecostes; este ano a festa teve como tema: Igreja, Vocação e Missão e lema: Enchei-vos do Espírito Santo. A Solenidade tem como foco a descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos e a Virgem Santíssima; e também, marca o início da Igreja de Jesus Cristo.

Foi um momento muito especial que começou no sábado, com a Vígila de Pentecostes, onde, no mesmo local, dezenas de fiéis se reuniram para vivenciar a emocionante Vigília de Pentecostes, uma ocasião de intensa oração que começou com a Santa Missa, Adoração ao Santíssimo para esperar a vinda do Espírito Santo, presidida pelos Padres Geraldo Siqueira e Reginaldo Barbosa.

Por volta das 15h30, as caravanas começaram a chegar ao local vindas de todas as comunidades do municipio de Porto Velho. A partir das 16h, a missionária e cantora católica Maria Helena Aloise e Jair Bruxel, coordenador da Cáritas Arquidiocesena começaram a receber e animar os presentes.

E às 17h, começou a celebração. Na abertura a comunidade recebeu a imagem de Nossa Senhora Auxiliadora, padroeira do Arquidiocese e da cidade de Porto Velho, cuja a festa aconteceu no dia 24 de maio, um momento de muita emoção, ao som do hino Auxiliadora Virgem Formosa.

Em seguida foi o momento de acolher os símbolos dos sete dons do Espirito Santo, juntamente com os símbolos representativo de cada comunidade. Em seguida a procissão dos ministros, padres, diáconos e o presidente da celebração, dom Roque Paloschi.

Mesmo com o sol quente das tardes de Porto Velho, tudo correu bem no decorrer da celebração.

Dom Roque começou homilia citando a frase do canto de entrada da Missa: “Estaremos aqui reunidos como estavam em Jerusalém, pois só quando vivemos unidos é que o Espírito Santo vem!“, chamando a atenção para a importância da unidade. Dom Roque também pede para que todos rezem pela paz, no mundo, na Igreja, mas principalmente nas famílias. O celebrante também lembra da importância dessa união para a caminhada da Igreja, especialmente nessa caminhada para celebrar o centenário da Igreja Particular de Porto Velho.

Na procissão do ofertório, além do pão e vinho, também foram apresentados diante do altar, alguns alimentos que representam o gesto concreto da celebração, que também arrecadou alimentos para serem distribuidos às famílias necessitadas das comunidades.

Ao final da celebração dom Roque chama a atenção de todos para uma ação muito importante na sociedade, que é o combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes, inclusive, dentro da igreja. Para evitar que isso aconteça, e caso aconteça tenha atenção necessária para se tomar as devidas providências, a Arquidiocese de Porto Velho criou uma comissão para acompanhar esse casos mais de perto. A mesma é composta por dois padres, duas assistentes sociais, dentre elas uma religiosa, dois advogados e uma psicóloga, e terá a duração de quatro anos. A presidência da comissão ficou a cargo do padre Geraldo Siqueira, coordenador de Pastorais da Arquidiocese.

“Essa ação representa que a igreja não quer ficar indiferente, diante dessa dura realidade, a cultura do abuso. Não quer ficar indiferente, sobre tudo, quando muitas vezes, crianças e pessoas em vulnerabilidade são molestadas dentro dos ambientes da igreja. Então, TOLERÂNCIA ZERO, e efetivamente é preciso responsabilizar pessoas que não assumem aquilo que o Evangelho pede, o respeito a todos, de modo especial, os pequenos”, enfatiza dom Roque Paloschi.

O Arcebispo pede orações para aquipe que foi nomeada; além da atenção e ajuda de toda a comunidade, para que fiquem atentos e denunciem tais ações.

Contato

  • Rádio Caiari
  • Avenida Nações Unidas, 605
  • Bairro Nossa Senhora das Graças
    Porto Velho, Rondônia
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE