loOgo.png

Documentário “O Território” será exibido na Semana do Abril Verde, no MPT

A exibição do filme documentário “O Território”, que fala sobre a luta do povo amazônico Uru-Eu-Wau-Wau contra a ocupação de terras protegidas, com a presença da ativista ambiental e indigenista Ivaneide Bandeira, conhecida como Neidinha, encerrará a semana do Abril Verde, a realizar-se no dia 14 de abril de 2023 (sexta-feira), às 9h30, seguida de debate às 11h (horários de Rondônia), no auditório da Procuradoria Regional do Trabalho, em Porto Velho.

Realizado em Rondônia em coprodução com os Estados Unidos e a Dinamarca, o filme documentário “O Território” esteve na pré-lista do prêmio Oscar 2023, da Academia de Artes e Ciências dos Estados Unidos, além de ganhar diversos prêmios e passar em dezenas de festivais do mundo.

A semana do Abril Verde é um evento promovido pelo Ministério Público do Trabalho na 14ª Região, constituída pelos estados de Rondônia e Acre, e pela coordenadoria da CODEMAT – Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho, em parceria com o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Estadual de Rondônia.

Para participar do debate sobre o filme documentário “O Território”, a organização do evento convidou a indigenista Neidinha que na narrativa do filme trata do drama dos índios da etnia Uru-Eu-Wau-Wau, de Rondônia, pela defesa de suas terras e que também entrevista trabalhadores que atuam em derrubadas de árvores.

A Semana Regional de Mobilização TODOSPORUM – Abril Verde é um evento que tem por objetivo sensibilizar a sociedade para a importância da prevenção de acidentes e doenças do trabalho, onde durante toda a semana, se trata sobre a temática do desmatamento e seus impactos na região de Rondônia e Acre.

Inscreva-se na Semana ABRIL VERDE – https://forms.gle/b4qzt54aDXiarwfg8.

Confira trailer do filme no link: https://link.mpt.mp.br/ZppZsEa

A presença da indigenista Ivaneide Bandeira no debate da temática do filme documentário “O Território” é avaliada pelos organizadores do evento como por demais valiosa, considerando a sua trajetória como líder e defensora dos direitos humanos e ambientais além de ser uma inspiração para quem trabalha em prol da saúde e segurança no ambiente do trabalho.

O debate será uma oportunidade para Ivaneide Bandeira compartilhar suas experiências durante a produção do filme e visões sobre a proteção dos direitos dos trabalhadores, especialmente dos povos indígenas e povos da floresta, bem como para tratar sobre os desafios e soluções para a promoção da saúde e segurança no ambiente de trabalho em Rondônia, no Acre e no Brasil.

Fonte: MPT – RO e AC  – Assessoria de Comunicação Social

Contato

  • Rádio Caiari
  • Avenida Nações Unidas, 605
  • Bairro Nossa Senhora das Graças
    Porto Velho, Rondônia
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE