loOgo.png

IBGE promove ação nacional para ampliar cobertura do Censo   

No último sábado (25), o IBGE realizou um mutirão de visitas em domicílios, durante ação nacional do Censo 2022 voltada para as comunidades urbanas, com o objetivo de reduzir o percentual de lares onde nenhum morador respondeu ao Censo, seja porque o recenseador não encontrou ninguém em casa, seja porque o morador se recusou a participar da pesquisa. Em Rondônia, a ação ocorreu no Bairro Cidade Nova, Zona Sul da capital Porto Velho. A varredura em busca dos domicílios sem resposta também ocorre em Buritis, Cujubim, Ji-Paraná e Pimenta Bueno.

A ação deste sábado tem a intenção de incentivar a população local a não ficar de fora do Censo; explicar a importância da pesquisa para a elaboração de políticas públicas e planejamentos privados e reforçar que o trabalho não possui cunho fiscalizatório, mas sim estatístico.

O superintendente do IBGE em Rondônia, Luiz Cleyton Holanda Lobato, destaca a importância de a população receber os recenseadores. “É com a resposta dos moradores que iremos conhecer cada parte do território e entender como se dá a dinâmica populacional em cada um, além de saber as carências de determinado bairro, fornecendo, assim, informações fundamentais para os gestores elaborarem políticas públicas”.

Fase da apuração do Censo

Apesar de a coleta regular do Censo já ter encerrado, supervisores ainda estão realizando a fase de apuração da operação para reduzir índices de não-resposta ao Censo, e verificar domicílios classificados como vagos ou de uso ocasional. 

De acordo com o coordenador operacional do Censo em Rondônia, Jorge Elarrat, esta fase é importante para garantir a máxima qualidade das informações que estão sendo geradas na coleta.

Além disso, o IBGE também está finalizando a Pesquisa de Pós-Enumeração (PPE), que tem o objetivo de avaliar a cobertura e a qualidade do recenseamento já realizado, e é aplicada em uma amostra de domicílios.

Fonte: IBGE/RO

Contato

  • Rádio Caiari
  • Avenida Nações Unidas, 605
  • Bairro Nossa Senhora das Graças
    Porto Velho, Rondônia
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE