loOgo.png

Dia Mundial de Combate à Tuberculose: Preconceito não pode ser obstáculo para buscar tratamento

Hoje é celebrado o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. A campanha da Organização Mundial da Saúde (OMS) busca conscientizar a população sobre cuidados, diagnóstico precoce e tratamento efetivo para uma das doenças infecciosas que mais matam a cada ano no Brasil.

A tuberculose é uma doença causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, também chamada de bacilo de Koch. Ela ataca preferencialmente o pulmão, podendo se expandir e atingir os ossos, as meninges, os órgãos genitais e os rins. É uma doença extremamente contagiosa.

Em Porto Velho, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), disponibiliza o tratamento em todas as unidades básicas de saúde. “Toda pessoa que apresenta sinais e sintomas suspeitos de tuberculose deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência, para avaliação, diagnóstico, tratamento precoce e seguimento do caso”, aponta a coordenadora.

Sintomas

Tosse com ou sem catarro por mais de três semanas seguidas, falta de apetite, perda de peso, cansaço excessivo, dor no peito, febre no fim do dia, suor noturno, rouquidão, escarro com sangue são alguns sintomas da tuberculose.

Nilda Barros explica que “a pessoa que sentir alguns desses sinais, deve imediatamente procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa e solicitar a realização do exame de escarro. Em caso positivo, o tratamento pode ser iniciado na própria unidade”.

Transmissão

A transmissão pode acontecer de várias formas: através de fala, espirro e tosse da pessoa infectada; uso de objetos, roupas e utensílios contaminados; ingestão de leite, carne bovina e derivados contaminados; convivência com a pessoa infectada. Em domicílios pouco ventilados e arejados a possibilidade de transmissão da doença é maior porque os bacilos sobrevivem por até 8 horas no ambiente.

Nos infectados, os sintomas mais frequentes são tosse persistente por pelo menos três semanas, expectoração, dor torácica, falta de apetite, fadiga constante, emagrecimento, suor noturno, febre baixa ao anoitecer, e catarro esverdeado, amarelado ou com sangue.

Alguns fatores contribuem para a manifestação da doença: diminuição da resistência do organismo e o estabelecimento da doença tais como a má alimentação, AIDS, falta de higiene, más condições sanitárias, tabagismo e alcoolismo e alta densidade populacional. Cada paciente com tuberculose pulmonar que não se trata, pode infectar em média 10 a 15 pessoas por ano.

Prevenção

A melhor forma de prevenir a transmissão da doença é fazer o diagnóstico precoce e iniciar o tratamento adequado o mais rápido possível. Com 15 dias após iniciar o tratamento a pessoa já vai diminuindo a transmissão da doença.

Vacinação é outra importante forma de prevenir doenças, inclusive a tuberculose. A vacina BCG é obrigatória para menores de um ano, pois protege as crianças contra as formas mais graves. É de grande importância manter o ambiente bem arejado e em boas condições de higiene.

Abandono do Tratamento

Um grande gargalo para a coordenação municipal de vigilância e controle da tuberculose são os altos índices de abandono do tratamento. O Ministério da Saúde preconiza uma taxa de cura de 85% e abandono de no máximo 5%. Em Porto Velho, a cura dos casos novos de tuberculose da forma pulmonar positiva foi de 67,3% e o abandono foi 30,2%, dados de 2021.

Segundo a coordenadora, isso ocorre devido à melhora dos sintomas durante as primeiras semanas da medicação. “O paciente começa a se sentir melhor assim que inicia o uso dos medicamentos. É neste momento que infelizmente costuma ocorrer o abandono. Isso é grave, pois a doença pode se tornar resistente ao esquema, sem contar que a tuberculose é uma doença grave que pode levar a óbito”.

A coordenadora lembra que a duração do tratamento contra a tuberculose é de no mínimo seis meses.

Fonte: Prefeitura PVH e Medicina Diagnóstico

Contato

  • Rádio Caiari
  • Avenida Nações Unidas, 605
  • Bairro Nossa Senhora das Graças
    Porto Velho, Rondônia
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE