loOgo.png
Arte: Forbes Brasil

Anatel libera instalação do 5G em mais três cidades de Rondônia

Mais três municípios de Rondônia foram liberados para instalar o sinal 5G a partir de 27 de março. A medida foi aprovada nesta quarta-feira (22) pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) .

As novas cidades com autorização para instalar o 5G são:

Até então, em Rondônia, apenas Porto Velho tem o sinal 5G, chamado de nova geração de internet móvel, ou seja, uma evolução da conexão 4G atual.

Segundo a Anatel, as autorizações para o 5G ocorrem quando concluída a migração da recepção do sinal de televisão aberta e gratuita por meio de antenas parabólicas na banda C satelital para a banda Ku.

A partir de 27 de março, Ariquemes, Ji-Paraná e Vilhena já estão liberadas para fazer a instalação do serviço.

O que é o 5G?

O 5G possui mais velocidade para baixar e enviar arquivos, e reduz o tempo de resposta entre diferentes dispositivos e tornará as conexões mais estáveis.

Essa evolução da rede vai permitir conectar muitos objetos à internet ao mesmo tempo: celular, carro, semáforo, relógio. Tudo isso já pode ser ligado ao 4G, mas é esperada uma melhoria na conexão.

Para ter acesso à internet móvel de quinta geração, a pessoa precisa ter um celular habilitado para a tecnologia. Os aparelhos mais novos, em geral, já vêm habilitados. Também é preciso estar na área de cobertura. Ainda segundo a Anatel, o 4G atual não vai acabar.

Fonte: G1

Contato

  • Rádio Caiari
  • Avenida Nações Unidas, 605
  • Bairro Nossa Senhora das Graças
    Porto Velho, Rondônia
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE