loOgo.png

Cardeais se reúnem para refletir sobre a missão da Igreja nas grandes cidades

A arquidiocese de Brasília (DF) recebeu, na sexta-feira, 3 de março, o encontro de arcebispos de grandes cidades, com participação de cinco cardeais brasileiros e do secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A reunião ocorreu na Casa Dom Luciano e abordou o tema “A Paróquia no mundo urbano: desafios e perspectivas”.  

O anfitrião do evento, cardeal Paulo Cezar Costa, recorda que o encontro foi uma sugestão dos arcebispos do Rio de Janeiro (RJ), cardeal Orani João Tempesta, e de São Paulo (SP), cardeal Odilo Pedro Scherer, caracterizado por ser “encontro fraterno de partilha, onde os irmãos, com total liberdade, colocam os desafios e as esperanças da presença da igreja na grande cidade”. 

Dom Paulo contou que os bispos partilharam, ao mesmo tempo, “a alegria da presença da Igreja nas grandes cidades, do grande trabalho da Igreja nas grandes cidades” e os desafios. 

Cardeal Paulo Cezar Costa | Foto: Luiz Lopes Jr/CNBB

“Nós estamos focando na realidade da paróquia, como tornar a paróquia mais evangelizadora, mais missionária, mais dinâmica no contexto urbano”, partilhou o cardeal Costa. 

Sobre os desafios, ele ressaltou que foi unânime a questão da violência nas grandes cidades: “A questão, principalmente nas periferias nas grandes cidades e como a violência impacta, não só a vida da cidade, mas também a vida e a missão da igreja”, comentou. 

O bispo auxiliar do Rio de Janeiro (RJ) e secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado, aprofundou a relação entre a paróquia e o mundo urbano, como o perfil evangelizador nesse contexto.  

“Ao longo da minha vida acadêmica, me dediquei ao estudo das grandes cidades e um dos assuntos, um dos capítulos desse estudo, é exatamente a relação entre paróquia e mundo urbano, entre o jeito de ser Igreja e o mundo urbano. Muita coisa já foi indicada na parte da manhã, a partir dos testemunhos que nós ouvimos, e a parte da tarde é mais sistematizar, arrumar isso em torno do que hoje a gente poderia dizer um estudo sobre o que a Pastoral Urbana tem colocado para nós”. 

Participaram do encontro o arcebispo de São Paulo, cardeal Odilo Pedro Scherer; o arcebispo de Manaus, cardeal Leonardo Ulrich Steiner; o arcebispo de Porto Alegre (RS), dom Jaime Spengler; o arcebispo de Salvador, cardeal Sergio da Rocha; o arcebispo do Rio de Janeiro (RJ), cardeal Orani João Tempesta, e alguns de seus auxiliares – dom Roque Costa, dom Juarez Delorto Secco e dom Antônio Catelan Ferreira; e o bispo de Duque de Caxias (RJ), dom Tarcísio Nascentes dos Santos.  

Por: CNBB

Contato

  • Rádio Caiari
  • Avenida Nações Unidas, 605
  • Bairro Nossa Senhora das Graças
    Porto Velho, Rondônia
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE