loOgo.png
Foto: Wesley Pontes

Cerimônia oficializa passeio de barco no rio Madeira como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial de Porto Velho

Na tarde de terça-feira (24) foi realizada solenidade de descerramento da placa que oficializa o passeio de barco do rio Madeira como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial de Porto Velho, conforme a Lei nº 3.009, de 10 de janeiro de 2023.

A solenidade que aconteceu durante um passeio pelas águas do rio Madeira, no barco Rei dos Reis, contou com a presença do prefeito Hildon Chaves, da primeira-dama e deputada estadual Ieda Chaves, deputado federal Maurício Carvalho, da secretária Glayce Bezerra (Semdestur), do promotor de Justiça de Meio Ambiente, Marcelo Oliveira, além do vereador Alekis Paletó (autor do projeto de lei), representantes do Sebrae, da Santo Antônio Energia, influenciadores digitais e secretários municipais, entre outros convidados.

“Nós sancionamos esta lei e através dela nós consagramos o passeio de barco no rio Madeira, que já faz parte da nossa tradição, da nossa história, como Patrimônio de Natureza Imaterial do Município de Porto Velho. Esta lei é de autoria do vereador Alekis Palitot e isso vem ao encontro do fomento cada vez maior do turismo na nossa capital”, destacou o prefeito Hildon Chaves.

Ele ainda destacou os esforços, especialmente da secretária Glayce Bezerra na estruturação do turismo em Porto Velho. Hildon Chaves afirmou que “o principal intuito (da lei) é, sim, atrair o maior número de turistas para a nossa capital”, acrescentando que o turismo é a 4ª indústria que mais emprega e que mais gera renda em todo o mundo.

Glayce Bezerra disse que a atitude do prefeito em sancionar a lei, demonstra a relevância do tradicional passeio de barco que já faz parte do circuito turístico da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré e o coloca em outro patamar, quando se trata de patrimônio cultural. Com isso, possibilita aumentar as visitas e a renda dos profissionais e fomenta ainda mais a economia no município.

“Para os donos de barco isso representa um reconhecimento, pois o passeio já é realizado há tanto tempo, então, eu vejo como uma forma de manter as tradições, de serem reconhecidos, de total relevância para eles, com certeza”, pontuou a secretária.

De acordo com o autor do projeto de Lei Ver. Aleks Palitó a ação foi para atender uma reivindicação da Associação dos propriétários de embarcações tradicionais do Rio Madeira, para impulsionar a atividade que ficou enfraquecida com a pandemia, pela ausência de público.

“Essa atividade existe há mais de 30 anos. Numa tentativa de valorizar algo que é tipicamente nosso, como os passeios de jangadas do Nordeste Brasileiro, e outros passeios que existem de embarcações em cada região fluvial ou de litoral do Brasil; Porto Velho, também tem a sua típica que deveria ser valorizada. Então, a ideia é resgatar a importância dessa atividade empreendedora de turismo receptivo Amazônico; por isso, a gente acabou proporcionando essa lei que reconhece os passeios de barco tradicional Amazônico, no Rio Madeira, como Patrimônio Cultural e Imaterial da cidade de Porto Velho. São quatro embarcações que fazem essas atividades, para que possamos contemplar a nossa natureza, a exuberância e beleza do Rio Madeira, conservar a sua etnofauna, o boto vermelho, os tucuxis, o por-do-sol maravilhoso de Porto Velho”, comenta Palitó

Fonte: SMC

Contato

  • Rádio Caiari
  • Avenida Nações Unidas, 605
  • Bairro Nossa Senhora das Graças
    Porto Velho, Rondônia
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE