loOgo.png
Foto: Agência Viva

Caixa Cultural apresenta: “Mulheres que mudaram 200 anos”

A Caixa Econômica inaugurou oficialmente a Exposição “Mulheres que mudaram 200 anos”. Com visitação gratuita, a exposição está aberta ao público, a partir dessa quinta-feira 12, simultaneamente em todas as unidades da CAIXA Cultural espalhadas pelo Brasil.  “Mulheres que Mudaram 200 anos” é uma exposição histórico-biográfica sobre mulheres que tiveram participação relevante durante o processo de independência do Brasil e nos anos de sustentação do movimento.

A exposição criada pela Agência EA foi produzida a partir da historiografia de Mary Del Priori e com direção curatorial de Marina Bortoluzzi. Um projeto plural e repleto de significados diversos produzido integralmente por mulheres, com a participação de artistas visuais e obras de arte selecionadas. 

“O objetivo é através da arte, apresentar a trajetória de mulheres que tiveram grande participação na construção do processo de independência do país, e, através dessas histórias, inspirar os visitantes a nunca desistirem de seus sonhos e seus ideais” ressalta Fernanda Melo, Diretora Executiva do núcleo CAIXA na Agência EA.

As experiências vividas por Maria Leopoldina, Maria Felipa, Maria Quitéria e Nísia Floresta demonstram a importância das mulheres para o desenvolvimento do Brasil como nação. 

 Em cada unidade da CAIXA Cultural serão apresentadas visões diferentes das personagens, ilustradas em pinturas, desenhos, esculturas, fotografias, vídeos, instalações e bandeiras, através do olhar de artistas como Janaína Vieira, Dani Rampe, Aline Motta, Moara Tupinambá, Keila Sankofa, Salissa Rosa, Maré de Matos, Mônica Ventura, dentre outras. 

Além dessas mulheres, a exposição resgata a memória de Hipólita Jacinta de Teixeira de Melo, Bárbara Alencar, Urânia Vanério, Joana Angélica, Caretas do Mingau, Ana Lins, Mariana Crioula, Maria Joaquina de Almeida e Maria Josephine Matilde Duroche. 

Fonte: Agência Viva

Contato

  • Rádio Caiari
  • Avenida Nações Unidas, 605
  • Bairro Nossa Senhora das Graças
    Porto Velho, Rondônia
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE