Professores inscritos na primeira edição da Prova Nacional Docente (PND) já podem consultar os locais de prova em todo o país pelo site pnd.inep.gov.br e acessar o cartão de confirmação. Mais de um milhão de pessoas devem fazer o exame, no dia 26 de outubro, no período da tarde. O Inep, que é o responsável pelo teste, informou que vai aplicar a prova em 750 municípios de todos os estados e no Distrito Federal.
O PND foi criado para avaliar e melhorar a qualidade da formação docente, além de incentivar a entrada de professores no ensino público. A prova não é um concurso público, mas faz parte do programa Mais Professores para o Brasil, que reúne ações de reconhecimento e requalificação do magistério da educação básica e de incentivo à docência no país.
Prova auxiliará estados e municípios a selecionar professores
A partir deste ano, a prova auxiliará estados e municípios a selecionar professores para atuar nas redes de ensino. Mais de 1,5 mil municípios de 22 estados devem adotar o resultado desse exame como etapa de admissão ao magistério público.
Apelidado de “Enem dos Professores”, o exame será composto por duas partes: formação geral e componente específico. A primeira vai incluir 30 questões objetivas e uma discursiva. Já o componente específico vai contar com 50 questões de múltipla escolha.
Segundo o Inep, além do local de prova, é importante confirmar número de inscrição, data e horários do exame no cartão de confirmação de inscrição. O teste terá duração total de cinco horas e 30 minutos. Os portões de acesso ao exame serão abertos ao meio-dia e fechados às 13h, no horário de Brasília.
Fonte: Rádio Agência