Chuvas na Bolívia e Peru contribuem para elevação do nível do rio, que já afeta comunidades ribeirinhas.
O nível do Rio Madeira atingiu a marca de 15 metros nesta quarta-feira (26), em Porto Velho, alcançando a cota de alerta. A Defesa Civil segue monitorando a situação, principalmente em comunidades e distritos do baixo Madeira, onde já há pontos de transbordamento.
De acordo com a Defesa Civil, apesar do nível elevado do rio, ainda não há situação emergencial. No entanto, o órgão reforça que a elevação da água já começa a afetar áreas ribeirinhas e urbanas da capital.
Comunidades afetadas
Distritos como Nazaré e Ressaca já registram alagamentos, com a água invadindo algumas casas e afluentes. Além dessas localidades, outras comunidades do baixo Madeira, como São Carlos, Brasileira, Boca do Jamari, Bom Será, Santa Rita e Nova Aliança, também estão sendo monitoradas.
A Superintendência Municipal de Integração Distrital enviou equipes para a região, com apoio de engenheiros, assistentes sociais e equipes operacionais para vistoria e suporte às famílias afetadas.
Causas e medidas de prevenção
Segundo a Defesa Civil, o aumento do nível do Rio Madeira é resultado das chuvas intensas na Bolívia e no Peru. O órgão informou que está seguindo todos os protocolos do Plano de Contingência Municipal (Plancom), que envolve ações de prevenção, preparação e resposta a desastres.
“Nossa equipe já estava monitorando a situação e agora reforçamos a presença na região. Estamos em contato com outras secretarias para organizar um plano de assistência às comunidades mais vulneráveis”, afirmou o coordenador da Defesa Civil, Marcos Berti.
Como medida preventiva, barracas de apoio foram montadas no distrito de Nazaré para atender famílias que possam ser afetadas por novos alagamentos. Além disso, o município já planeja novas ações emergenciais para minimizar os impactos nas áreas atingidas.