A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), iniciou nesta segunda-feira (08) a vacinação de gestantes contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), responsável por quadros de bronquiolite e outras complicações respiratórias em bebês.
Em entrevista ao programa Expresso 103, da Rádio Caiari, a coordenadora da Divisão de Imunização da Semusa, Elizeth Gomes, explicou quem deve receber a vacina e reforçou sua importância para a proteção dos recém-nascidos.
“A partir da 28ª semana, a mãe já está apta a receber essa vacina, importantíssima para a proteção do seu bebê”, destacou.
A coordenadora também esclareceu uma dúvida comum entre gestantes e famílias: mães que já tiveram o bebê podem tomar a vacina esperando transmitir a proteção pela amamentação?
Segundo Elizeth Gomes, a resposta é não. “Essa vacina é exclusivamente para a gestante, a partir da 28ª semana até 15 dias antes do parto. Essa mãe passa a proteção via transplacentária”, explicou. Ela acrescentou que a imunização destinada ao recém-nascido ainda não está disponível no SUS. “Hoje, ela só existe na rede privada. Temos a intenção de incluí-la no calendário do próximo ano. Mas a mãe que toma a vacina protege o bebê nos primeiros seis meses de vida.”
Elizeth também destacou que a vacinação contra o VSR não será realizada em formato de campanha temporária. “Ela será incorporada ao calendário vacinal e ficará disponível de forma rotineira para as gestantes”, informou.
A Semusa reforça que a vacina representa um importante avanço na prevenção de infecções respiratórias graves em bebês, especialmente nos primeiros meses de vida, quando são mais vulneráveis.
Confira o bate-papo com a coordenadora Elizeth Gomes
Foto: Arquivo Secom




