O Papa Leão XIV, entre a série de audiências da manhã desta sexta-feira (21/11), recebeu os membros do Conselho Representativo da Cáritas Internacional, uma semana após celebrar o Jubileu dos Pobres quando exortou aos fiéis a desenvolver uma “cultura da atenção” para combater a solidão, elemento comum a todas as formas de pobreza, sejam elas materiais ou espirituais. Um movimento encarnado desde a fundação pela organização católica que trabalha em mais de 200 países para ajudar “os pobres, os últimos e descartados” através de ações humanitárias. Um “serviço fiel” oferecido pela Caritas que vai ao encontro do recente documento do Papa Leão que testemunha a fidelidade de Jesus aos pobres e sofredores:
“Na minha Exortação Apostólica Dilexi te, refleti justamente sobre esse mistério: que o amor que recebemos de Cristo nunca é um tesouro privado, mas sempre uma missão confiada às nossas mãos. O amor nos faz seguir em frente; o amor nos torna servos; o amor abre nossos olhos para as feridas dos outros. A Cáritas Internacional é, há muito tempo, um sinal luminoso do amor maternal da Igreja, e me anima saber que vocês estão prontos a caminhar com o Sucessor de Pedro no servir cada pessoa com dignidade.”

A audiência foi realizada na Sala do Consistório, no Vaticano (@Vatican Media)
Os três pilares do trabalho diário da Caritas
Leão XIV também fez referência ao discurso dirigido ao Corpo Diplomático quando falou “dos três pilares que sustentam o trabalho da Igreja no mundo: paz, justiça e verdade”, uma missão seguida pela própria Caritas Internacional, ao permitir que “o Espírito Santo molde as obras de misericórdia”, disse o Pontífice, ao acrescentar:
“Esses pilares não são ideais abstratos. Eles são o seu trabalho diário, o trabalho diário da Cáritas. Onde quer que vocês acompanhem uma família deslocada ou defendam os direitos dos pobres ou ofereçam um coração que escuta os que são esquecidos, o testemunho da Igreja se torna cada vez mais credível. Nesse espírito, encorajo-os a continuar acompanhando as Igrejas locais, fortalecendo a formação de líderes leigos e salvaguardando a unidade em sua organização diversificada.”
A saudação do Papa Leão XIV na Sala do Consistório, no Vaticano, foi finalizada com uma mensagem especial de agradecimento a todos da Cáritas Internacional que atuam nos cinco continentes, coordenados para trabalhar em operações de emergência, propor políticas para corrigir as desigualdades e defender um mundo justo e solidário:
“Com muita sinceridade, agradeço a vocês, a cada um de vocês, às muitas pessoas que vocês representam, aqueles que trabalham com vocês. Agradeço e peço ao Senhor que os abençoe com dons de coragem, perseverança e alegria.”
Por: Andressa Collet – Vatican News
Foto: (@Vatican Media)




