SEGURANÇA E RESPEITO
Direito de Desembarque Fora do Ponto em Porto Velho Garante Mais Segurança para Mulheres e Idosos
Apesar de ainda ser pouco conhecido pela população de Porto Velho, um importante direito pode contribuir diretamente para a segurança de mulheres e idosos: o embarque e desembarque fora dos pontos de ônibus após as 22 horas. A medida permite que esses grupos solicitem ao motorista o desembarque em locais mais próximos e seguros, desde que estejam no trajeto da linha e o pedido seja feito com antecedência.
Segurança e Tranquilidade para a População Feminina e Idosa
O objetivo principal é minimizar riscos como assaltos, agressões e outras formas de violência, especialmente em áreas com pouca iluminação ou movimentação durante a noite. A ação é realizada pela Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade (Semtran) e da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres.
Segundo a coordenadora Anne Cleyanne, “a violência contra a mulher não escolhe lugar nem horário. Essa pode parecer uma medida simples, mas pode fazer uma grande diferença na vida dessas mulheres que utilizam o transporte público. Nossos idosos, que também são um grupo vulnerável, também têm esse direito garantido”.
Relatos da População
A dona de casa Ivaneide dos Santos, moradora do bairro Castanheira, zona Sul da cidade, conta que utiliza o transporte público com frequência e se sente insegura ao descer em pontos pouco movimentados, como na Estrada 13 de Setembro (Estrada dos Japoneses).
“Eu não conhecia essa iniciativa, achei muito legal porque onde eu desço é meio escuro e sem muita movimentação de pessoas no horário, então isso causa medo. Agora fico mais segura e espero que as mulheres possam usar esse direito”, afirmou Ivaneide.
Já a estudante Ariuxa Rodrigues também não sabia da medida e demonstrou entusiasmo:
“Eu achei bom porque pelo menos eu saio com mais segurança e posso descer no local que eu quiser, mais perto de casa. Além disso, quem precisa estudar, trabalhar ou ir para a igreja pode fazer tudo isso mais tranquilo. Uma iniciativa que só veio para beneficiar a população”.
Como Funciona?
- Quem pode solicitar: Mulheres e idosos;
- Quando: Após as 22 horas;
- Como fazer: Solicitar ao motorista com antecedência o local aproximado de desembarque;
- Condições: O local deve ser seguro e estar dentro do trajeto da linha.
Humanização e Inclusão no Transporte Público
Mesmo sendo um direito garantido por lei, muitos ainda desconhecem essa possibilidade. Por isso, a Prefeitura de Porto Velho está intensificando as ações de divulgação, com o objetivo de humanizar os serviços públicos e tornar o transporte coletivo mais seguro, inclusivo e acessível.
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)