A partir do dia 9 de março, os radares instalados nos semáforos da cidade de Porto Velho voltarão a autuar infrações de trânsito. A medida, confirmada pelo secretário da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtram), Iremar Lima, no programa Expresso 103, da Rádio Caiari FM 103,1, tem como principal objetivo reduzir o número de acidentes e aumentar a segurança viária. Segundo o secretário, os equipamentos já estão operacionais, mas apenas monitoram o tráfego sem gerar autuações.
“Quando cheguei aqui, fizemos um levantamento e percebemos que as velocidades eram muito baixas e a sinalização não estava adequada para informar corretamente os motoristas. Por isso, realizamos uma série de adequações, como a instalação de mais placas e a alteração dos limites de velocidade”, explicou Lima.

O secretário ressaltou que algumas vias possuíam limites de apenas 30 ou 40km/h nos semáforos, o que comprometia a fluidez do trânsito. Agora, a maioria dos pontos terá velocidades ajustadas entre 50 e 60 km/h.
Outra novidade é a implantação de sonorizadores nas vias. Esses dispositivos, que consistem em depressões no pavimento, emitem um barulho ao serem atravessados pelos veículos, alertando os condutores sobre a proximidade de um radar. “Se você ver um fundo verde com listas brancas, saiba que uns 50 metros à frente haverá um radar. Queremos informar ao máximo a população para que respeitem os limites de velocidade e evitem infrações”, explicou o secretário.

Os radares fiscalizarão três tipos de infração: avanço de sinal vermelho, parada sobre a faixa de pedestres e excesso de velocidade nos semáforos. A decisão de reativar a autuação se baseia em dados que apontam um alto índice de acidentes em cruzamentos semaforizados. “Infelizmente, há poucas semanas tivemos um óbito em um desses locais devido ao desrespeito às normas de trânsito. Nosso trabalho é garantir que as regras sejam cumpridas para evitar tragédias como essa”, afirmou o secretário.

Durante a madrugada, entre 23h e 5h, os semáforos ficarão em modo intermitente, piscando na cor amarela. Nesse período, a fiscalização para avanço de sinal e parada sobre a faixa será desativada, mas a medição de velocidade continuará operando 24 horas por dia. “Não podemos desligar o controle de velocidade, pois mesmo à noite há riscos de acidentes graves”, destacou Iremar Lima.
Além da reativação dos radares, a Semtram já iniciou campanhas de conscientização para informar os condutores sobre as mudanças e reforçar a importância do respeito às regras de trânsito. “Nosso foco não é aplicar multas, mas sim preservar vidas. Se todos respeitarem as normas, não haverá necessidade de autuações”, concluiu o secretário.
Com essas medidas, a expectativa é de que os índices de acidentes reduzam significativamente, tornando o trânsito da cidade mais seguro para todos.
Por: Ray Lavareda – Redação Caiari FM