Fake news e abstenção são os maiores desafios das eleições 2026, afirma presidente do TRE/RO

Fake news e abstenção são os maiores desafios das eleições 2026, afirma presidente do TRE/RO

O programa Expresso 103, desta quarta-feira (27), recebeu o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE/RO), desembargador Raduan Miguel, que trouxe importantes orientações à população sobre as atividades da Justiça Eleitoral para o biênio 2026–2027.

Durante a entrevista, o presidente destacou que sua gestão já iniciou os trabalhos preparatórios para as eleições majoritárias deste ano, ressaltando os principais desafios enfrentados pelo TRE, entre eles a redução das abstenções, que atingiram índices elevados nas últimas eleições, e o combate às fake news, especialmente diante do avanço das novas tecnologias.

Raduan Miguel também reforçou a importância da participação cidadã no processo democrático, alertando os eleitores para que não se deixem levar pela indiferença ou pela desinformação.

“Este ano o desafio é ainda maior. Já estamos enfrentando o uso da inteligência artificial, as fake news e outras formas de fraude eleitoral que buscam desvirtuar a vontade do eleitor. Combater esse tipo de prática é uma das nossas metas”, afirmou.

Segundo ele, a Justiça Eleitoral brasileira tem investido fortemente em tecnologia para enfrentar a disseminação de conteúdos falsos que prejudicam a imagem e a honra das pessoas, interferindo diretamente na escolha consciente do eleitor.

“Queremos garantir que o eleitor tenha um voto consciente. Caso contrário, as consequências podem ser drásticas para toda a sociedade. Nosso objetivo é assegurar um processo democrático transparente, com igualdade de condições entre os candidatos”, ressaltou.

O presidente destacou ainda que o mandato político é uma representação direta da vontade popular e que tanto candidatos quanto eleitores precisam agir com responsabilidade e dignidade.

O TRE/RO reforça que o prazo para regularização do título eleitoral termina em 6 de maio. Mais informações podem ser obtidas pelos canais oficiais da Justiça Eleitoral em Rondônia.

Confira o bate-papo na íntegra no link abaixo.

Tags: