Evento será realizado no dia 6 de novembro e vai apresentar técnicas de manejo, custos de produção e orientações sobre o cultivo da macaxeira.
A Embrapa Rondônia, a Jirau Energia e parceiros realizam, no dia 6 de novembro, das 8h às 12h, o Dia de Campo da Mandioca, no distrito de Nova Mutum Paraná, área rural de Porto Velho. A iniciativa é voltada a produtores rurais, técnicos, estudantes e demais interessados na cultura.

Em entrevista ao programa Em Boa Companhia, da Rádio Caiari FM, o técnico em agropecuária da Embrapa Rondônia, Jânio Flávio Teixeira, destacou que o objetivo é aproximar os resultados das pesquisas dos produtores, especialmente da agricultura familiar, oferecendo conhecimentos que contribuam para melhorar o cultivo e a produtividade.
“O dia de campo é um evento onde a gente procura atender, esclarecer e levar aos produtores da agricultura familiar, principalmente, todas as informações inerentes a essa cultura, que é a mandioca”, explicou Jânio
Um dos destaques será a BRS 1668, cultivar de mandioca de mesa desenvolvida pela Embrapa Rondônia e conhecida popularmente como macaxeira. Segundo o técnico, o material tem boa aceitação entre os consumidores de Porto Velho e de outras regiões.
A programação contará com quatro estações técnicas: cultivares e preparo do solo, pragas da mandioca, custos de produção e vassoura-de-bruxa da mandioca.
Seu Jânio reforçou que produtores de todos os portes estão convidados a participar; e destacou que o encontro é uma oportunidade para compartilhar conhecimentos e esclarecer dúvidas sobre a cultura.
Serviço
DIA DE CAMPO DA MANDIOCA
- Data: 6 de novembro de 2026 (sexta-feira)
- Horário: das 8h30 às 12h
- Local: Associação do Reassentamento Rural Coletivo Vida Nova, BR-364, km 824, distrito de Nova Mutum Paraná, Porto Velho (RO).

