Representantes de quatro municípios do estado disputam a premiação nacional, que recebeu número recorde de inscrições e distribuirá mais de R$ 60 mil aos vencedores
Rondônia está entre os destaques da produção brasileira de cacau especial. Seis produtores do estado estão entre os finalistas da oitava edição do Concurso Nacional de Cacau Especial – Sustentabilidade e Qualidade, que recebeu um número recorde de inscrições em 2026.
Ao todo, o concurso registrou 126 amostras, enviadas por 101 produtores de sete estados brasileiros. Rondônia se destacou pela participação expressiva, liderando o número de inscrições nas categorias Mistura e Varietal, que avaliam lotes com diferentes variedades de cacau e lotes de uma única variedade, respectivamente
Conheça os representantes de Rondônia
Os produtores rondonienses classificados para a etapa final são:
- Cleiton Sousa da Silva, de Buritis;
- Elivaldo Fermino Ferreira, de Buritis;
- João de Oliveira, também de Buritis;
- Gilmar Lucio da Silva, de Jaru;
- Arnaldo dos Santos Vieira, de Ouro Preto do Oeste;
- Ronivon Soares Santana, de Presidente Médici.
Os representantes do estado disputam as categorias Varietal e Mistura. Cleiton Sousa da Silva aparece entre os classificados nas duas modalidades, totalizando sete lotes finalistas de Rondônia.
Qualidade e sustentabilidade em destaque
A seleção dos finalistas levou em consideração critérios físico-químicos, sensoriais e de sustentabilidade. Na etapa decisiva, os lotes passam por avaliações que buscam identificar características de sabor, aroma e qualidade das amêndoas.
A presença de Rondônia entre os destaques da competição reforça o potencial da cacauicultura estadual e o trabalho dos produtores que investem em técnicas de cultivo e qualidade para ampliar as oportunidades de mercado.
Premiação será anunciada em dezembro
Os vencedores do VIII Concurso Nacional de Cacau Especial serão anunciados no dia 5 de dezembro de 2026, em Ilhéus, na Bahia. A competição prevê mais de R$ 60 mil em premiações, distribuídas entre os três primeiros colocados de cada categoria.
Fonte: Mercado do Cacau e Cacau & Chocolate.
Foto: Gente de Opinião
