Na manhã desta quarta-feira (28), o Sebrae Rondônia deu início aos trabalhos do Conselho Deliberativo Estadual (CDE), instância que reúne 15 entidades representativas do setor produtivo. O encontro que aconteceu na sede da entidade contou com a participação do presidente do Sebrae em Rondônia, Darci Cerutti; do diretor-superintendente, José Alberto Anísio; de conselheiros, técnicos da instituição, além de representantes da imprensa.

Após um momento religioso, o presidente Darci Cerutti destacou a importância do Sebrae para o desenvolvimento econômico do estado, especialmente no apoio às micro e pequenas empresas, além de apresentar as perspectivas e desafios para o ano de 2026, considerado atípico por conta das eleições e da Copa do Mundo.
“Nós, enquanto Sebrae, estamos muito felizes e animados. O ano de 2025 foi maravilhoso, superamos todas as nossas metas, e tenho certeza de que 2026 será ainda melhor. Desejo a todos um ano muito produtivo, de muito trabalho e muitas conquistas. Contem sempre com o Sebrae”, afirmou.
Cerutti ressaltou ainda a força institucional da entidade no cenário nacional e estadual.
“O Sebrae hoje é a quarta marca mais valorizada do Brasil e está presente nos 52 municípios de Rondônia. Mais de 90% das empresas do nosso estado são pequenas empresas, que dependem muito do Sebrae. Por isso, estamos cada vez mais fortalecendo o empreendedorismo em Rondônia, desde o pequeno produtor rural até cadeias produtivas como café, cacau, peixe e leite”, destacou.

Outro ponto enfatizado pelo presidente foi a implantação da Faculdade Sebrae em Rondônia.
“Logo no início desta gestão, conseguimos implantar a Faculdade Sebrae no estado. Antes, ela existia apenas em São Paulo. Rondônia se tornou o primeiro estado do Brasil a contar com uma Faculdade Sebrae. É uma faculdade do sistema EAD, o que possibilita que todos possam se inscrever e participar dos cursos e programas”, explicou.
O conselheiro e presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Salatiel Rodrigues, também ressaltou a importância do Sebrae para o desenvolvimento econômico do estado, ao mesmo tempo em que demonstrou preocupação com alguns desafios enfrentados por Rondônia, como o impacto do pedágio, que começou a ser cobrado neste mês, e seus reflexos na economia local.
Já o diretor-superintendente do Sebrae/RO, José Alberto Anísio, apresentou números que evidenciam o crescimento econômico do estado e a relevância da atuação do Sebrae. Segundo ele, mais de 32 mil empresas foram abertas em Rondônia, sendo mais de 25 mil classificadas como micro e pequenas empresas.
“O Sebrae é um serviço de apoio às micro e pequenas empresas. Só no ano passado, foram abertos mais de 24 mil microempreendimentos. Somando micro, pequenas, médias e grandes empresas, chegamos a aproximadamente 32 mil novos negócios. Isso mostra o tamanho do desafio e da responsabilidade que temos em fortalecer esses empreendedores para que eles prosperem, gerem emprego, renda e movimentem a economia local”, afirmou.
Anísio destacou ainda que o Sebrae atua em diversos segmentos.
“O Sebrae está presente em todas as áreas: no agro, nas agroindústrias, no comércio e na indústria. Quem pretende empreender, quem já empreende ou está começando agora, deve procurar o Sebrae. Sempre haverá uma solução, um caminho para melhorar a gestão do negócio e alcançar o crescimento”, reforçou.
Por fim, o diretor-superintendente fez um apelo aos empreendedores que ainda atuam na informalidade e alertou sobre o momento de transição da reforma tributária.
“Estamos vivendo um período de preparação. O ano de 2026 será fundamental para o planejamento, pois a implementação da reforma tributária começa em 2027 e segue até 2033. É essencial que o empreendedor procure o Sebrae para entender as diretrizes e se adaptar às novas tecnologias e exigências tributárias”, explicou.
Ele também orientou aqueles que ainda não formalizaram seus negócios.
“Quem ainda exerce sua atividade como CPF deve procurar o Sebrae e um contador de confiança para regularizar sua empresa. Esse é o melhor caminho para crescer de forma segura e sustentável”, concluiu.
Mais informações sobre as ações do Sebrae em Rondônia estão disponíveis no site www.sebrae.ro ou pelo telefone gratuito 0800 570 0800. Também é possível acessar a loja virtual em sebrae.ro/loja e acompanhar as novidades pelas redes sociais: Instagram, TikTok, Facebook, LinkedIn e YouTube (@sebraero).




