No início do mês de novembro, ao completar 75 anos de idade, o arcebispo de Manaus, Cardeal Leonardo Ulrich Steiner, apresentou ao Papa Leão XIV sua renúncia, cumprindo o que é pedido no Código de Direito Canônico, n. 401, parágrafo 1: “Roga-se ao Bispo diocesano, que tiver completado setenta e cinco anos de idade, que apresente a renúncia do ofício ao Sumo Pontífice, o qual providenciará depois de examinadas todas as circunstâncias”.
Em resposta ao pedido, por meio de carta oficial enviada pela Nunciatura Apostólica, o Papa pede que, com generosidade, Dom Leonardo permaneça por mais dois anos à frente da Arquidiocese de Manaus, com
“o Santo Padre Leão XIV, na Audiência realizada em 15 de novembro de 2025, aceitou a renúncia de Vossa Eminência ao governo pastoral da Arquidiocese de Manaus, e ao mesmo tempo roga a Vossa Eminência que permaneça na direção da Arquidiocese por mais dois anos”.
A carta assinada pelo Núncio Apostólico, dom Giambattista Diquattro, com data de 17 de novembro de 2025, foi lida na manhã, desta sexta, 28 de novembro, durante a reunião do clero de Manaus, do qual participam bispos, padres e diáconos atuantes na Igreja de Manaus.

Fonte: Arquidiocese de Manaus
Fotos: Arquidiocese de Manaus e Pe. Miguel Modino




