Veterinário da Idaron alerta produtores sobre a declaração de rebanho

Veterinário da Idaron alerta produtores sobre a declaração de rebanho

Nesta quarta-feira, o programa Expresso 103 recebeu o veterinário da Idaron, Everton Queiroz, para falar sobre a segunda fase da Declaração de Rebanho, que começou no dia 1º de novembro.

Durante a entrevista, Everton destacou a importância de os produtores ficarem atentos ao prazo e não deixarem de fazer a declaração, que é obrigatória para todos, desde o grande pecuarista até o produtor doméstico.

“Todos precisam declarar, independentemente do tamanho da produção. É uma exigência fundamental para manter a sanidade animal e a regularidade das atividades agropecuárias do estado”, ressalta Everton

Até o dia 30 de novembro, todos os criadores de bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos, suínos, equídeos e aves; inclusive apicultores e meliponicultores também devem atualizar as informações de seus plantéis junto à Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron).

A declaração pode ser feita pela internet, no site www.idaron.ro.gov.br, ou presencialmente nas Unidades Locais de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsavs).

Com o início do prazo, a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) — documento obrigatório para transporte, comercialização e outras finalidades — passa a depender da regularização dos dados do rebanho. Ou seja, o produtor só poderá emitir a GTA após concluir a declaração.

Acompanhe a entrevista completa com o veterinário Everton Queiroz no player abaixo.

Tags: